Apesar de estarem atentos aos seus direitos os consumidores, em Campinas, não tem o hábito de pedir para verificar o Código de Defesa do Consumidor quando vai as compras. Recentemente a Fundação Procon realizou uma verdadeira blitz dentro da Operação Natal. O objetivo foi verificar se os lojistas estão cumprindo as determinações da legislação vigente. De acordo com o Diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo, uma das irregularidades foi a falta da versão atualizada do Código. Porém, a determinação da lei não é tão sentida pelos consumidores. O auxiliar de escritório Ygor Galette Couto, até já viu o livro em uma loja , mas nunca pediu para consultar o material. O mesmo acontece com o técnico em informática Marcelo Alexandre. Apesar de ser uma consumidora consciente, a aposentada Josefa de Souza Faria, também não procura saber se a loja tem o Código para consulta. A auxiliar administrativo Regina Celia de Oliveira, também se considera uma consumidora consciente ,mas, nunca pediu para verificar se a loja tem ou não o material para checagem. A gerente de uma loja de roupas femininas, Maria Cláudia Gomes, mantém o Código de Defesa do Consumidor junto ao caixa e bem a vista do consumidor, porém, segundo ela é raro alguém pedir para conferir. A Operação Natal foi realizada pela Fundação Procon no período de 1º à 10 de dezembro em 1655 lojas nos municípios que englobam os oito núcleos regionais do Procon. Do total de lojas fiscalizadas 583 foram autuadas.