Ouça ao vivo

Rede conecta 14 institutos de pesquisa de Campinas

Com 80 quilômetros de fibra ótica e um investimento de 1,6 milhão de reais, a região de Campinas ganha a Rede Metropolitana que conecta 14 instituições de ensino, pesquisa, institutos e órgãos da cidade, como Unicamp, Pucc, CPQD e Embrapa. A comunicação entre elas passa a ser com a mais tecnologia do momento, já presente nas capitais do país e cidades do interior com relevância como polo tecnológico e de pesquisas.

É neste aspecto que o Diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Eduardo Grizendi, destaca que Campinas não poderia ficar de fora. A contribuição para região vai da contribuição ao desenvolvimento das pesquisas.

A conexão abrange as pesquisas básicas e aplicadas de todas as áreas de ensino. Grizendi fala das facilidades com este canal interno no município, além das possibilidades de expansão diante da demanda.

A Rede Metropolitana é uma parceria da rede Nacional, com a prefeitura de Campinas e concessionária de energia elétrica, a CPFL. A Unicamp é a responsável pela liderança entre as instituições. Além da comunicação entres as instituições, a administração da cidade ganhou pares de fibra ótica para utilização no município.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.