Ouça ao vivo

Blocos mantêm a tradição do carnaval de rua no bairro Cambuí

A tradição dos carnavais de rua é mantida em Campinas através dos blocos que se apresentam pelas ruas do bairro Cambuí, nos dias que antecedem a festa mais popular do Brasil. A City Banda, maior bloco de rua da cidade, espera reunir cerca de 15 mil pessoas no dia 07 de fevereiro. Inicialmente a concentração está marcada para às 14h30 em frente ao Tênis Clube, mas a organização ainda negocia a possibilidade da saída do bloco voltar ao Largo da City Banda, que fica próximo do Centro de Convivência Cultural. Um dos fundadores da City Banda, Edmílson Siqueira, afirma que o evento se tornou um dos mais importantes no calendário cultural de Campinas.

No dia seguinte, 08 de fevereiro, é a vez do Bloco do Bob tomar as ruas do bairro. O grupo, que nasceu depois da polêmica envolvendo um cão que vivia no Largo da Santa Cruz, se consolidou em Campinas e vem ganhando cada vez mais adeptos, que desfilam acompanhados de seus animais de estimação. Neste ano, o tema do bloco pede, com muito humor, maior rigidez nas leis de defesa dos animais. O Bloco do Bob vai se concentrar no Largo da Santa Cruz e o desfile sai às 16 horas. O responsável pelo bloco, César Rocha, aproveita o momento de diversão para alertar a população sobre um assunto sério.

Completando 30 anos em 2015, o bloco Toma na Banda vai se apresentar no sábado de carnaval. O cordão percorre as principais avenidas dos bairros Cambuí e Centro. A concentração acontecerá a partir das 14 horas, no Centro de Convivência Cultural. O responsável pelo Toma na Banda, Ido Luiz, acredita que o papel desempenhado não só pelo seu bloco, mas também pelos demais, são importantes para manter a tradição dos antigos carnavais de Campinas.naval mais familiar.

O carnaval de Campinas começa oficialmente na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, com um show do cantor Neguinho da Beija-Flor no Largo do Rosário e o desfiles das escolas de samba da cidade, nos dias seguintes, na Avenida Francisco Glicério.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.