Ouça ao vivo

Frota de veículos deve superar habitantes em Campinas em cinco anos

Até o ano de 2020 Campinas deverá ter mais veículos emplacados no município do que habitantes. A informação é baseada em dados oficiais. De acordo com o IBGE, Campinas tem uma população de cerca de um milhão 150 mil pessoas e o crescimento populacional é de 1%.

Já segundo a Emdec a frota de veículos é de 869 mil veículos, entre carros, motos, caminhões e ônibus. Se não bastasse, de acordo com o Detran, o número de veículos emplacados em Campinas cresce na proporção de 4% ao ano. Quem trafega todos os dias pela cidade comenta o que acha do trânsito.

Para o professor e especialista em mobilidade urbana e professor de engenharia da Universidade Mackenzie, Luiz Vicente de Melo Filho, as pessoas dificilmente usam o veículo com a capacidade máxima de passageiros ao longo da semana o que aumenta a quantidade de automóveis nas ruas. Para ele, uma das questões é a forma intensa que os veículos são usados

Mas e no caso de um transporte público de qualidade. Será que as pessoas deixariam os veículos em casa e usariam o ônibus? Os motoristas respondem. Para o especialista em mobilidade urbana são dois os pontos principais a serem pensados.

A curto e médio prazo a Emdec realiza o Plano Emergencial de Pontos Críticos que trabalha com pequenas obras e pesada engenharia de tráfego para buscar resolver 30 gargalos no trânsito em Campinas. Em longo prazo, a empresa desenvolve, junto à USP, um Plano Viário para o município, planejando o município para as próximas décadas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.