Ouça ao vivo

Mercado de trabalho tem pior resultado dos últimos 14 anos em Campinas

Campinas fechou 2014 com um saldo negativo na geração de empregos. Foram 4.425 vagas fechadas de janeiro a dezembro. O número é o pior desde 2001. Em 2013, o saldo foi positivo com a criação de cerca de 6,5 mil vagas ao longo do ano.

Os dados foram divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas. Os números trazem um alerta já que desde 2010 a Acic tem registrado queda na geração de empregos no município. O economista da ACIC Laerte Martins explica os motivos que levaram a esse resultado.

Os piores segmentos foram  a Indústria e a Construção Civil, que eliminaram juntas 5.123 postos em 2014. Para o economista a perspectiva para este ano não é otimista.

Ele comenta que a taxa de desemprego em Campinas está em cerca de 6% e deve chegar a 7% no primeiro semestre. Segundo ele, as principais áreas afetadas devem ser as mesmas que tiveram o pior rendimento no ano passado.

Na Região Metropolitana de Campinas os destaques negativos foram também a Indústria e a Construção Civil, que juntas eliminaram  cerca de 10 mil vagas, cerca de 700% acima dos 1.429 postos fechados em 2013.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.