Ouça ao vivo

Dengue preocupa, mas prefeitura acredita em ano com menos casos

Números de casos de dengue na região preocupam a cidade de Campinas. Após um ano com mais de 40 mil notificações da doença, a Secretaria de Saúde do município mantém a atenção, mas prevê um ano com número menor de casos, diante das medidas tomadas e a conscientização da população.

O município já tem um decreto para o Comitê Continuado com ações intersetoriais, com foco neste começo de ano, que é a época mais propícia para o mosquito da dengue. O Secretário de saúde, Cármino de Sousa, cita exemplos de cidades próximas a Campinas e de outras regiões do estado que já no primeiro mês de 2015 apresentaram números expressivos de dengue, o que de fato preocupa. Um dos municípios da região com mais casos de dengue neste início de ano foi Itapira, com mais de 220 casos em janeiro.

O período de calor e chuvas pontuais exige ainda mais cuidados para evitar os criadouros do mosquito. É contando com a experiência vivida por Campinas em 2014, que o secretário acredita em um 2015 de queda no número de notificações da doença. Cármino de Sousa, no entanto, destaca que a dengue é um assunto diário e que devem estar em pauta sempre.

Apesar da queda nos casos de dengue na região noroeste, que abrange bairros às margens da Av. John Boy Dunlop, regiões que preocupam neste ano de 2015 são das áreas do Campo Belo, Moscou, Jd. Fernanda e Jd. Eulina, este último pela proximidade com área de mata do exército.

Campinas, até o final de janeiro não tinha registrado nenhum caso de chikungunia adquirido dentro do município. Essa doença também tem como transmissor, o mosquito da dengue.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.