Ouça ao vivo

Atrasada, prefeitura mantém promessa de 100 km de ciclovias

A Secretaria Municipal de Transportes de Campinas prevê entregar em dois anos um sistema de ciclovias e ciclofaixas que realmente priorize as bicicletas na cidade. O anúncio foi durante um debate promovido nessa quarta-feira, que reuniu técnicos e engenheiros da Prefeitura com cicloativistas, membros de comissões de mobilidade da Câmara Municipal e integrantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. O debate conjunto prevê a elaboração de plano cicloviário, tendo como base diversos projetos da Emdec já em andamento.

O Secretário Municipal de Transportes, Carlos José Barreiro, espera que em dois anos seja cumprida a promessa do Prefeito, Jonas Donizette, de implantação de 100 km de ciclovias, o que inclui os 14 quilômetros que deveriam ter sido entregues ainda em 2014.

Essa promessa será cobrada, afirma o cicloativista, coordenador do movimento Pró Ciclovias Campinas, Cesar Cury, presente no debate. O Secretário alega ter tido que partir do zero e cita a inexistência de qualquer projeto anterior como justificativa pela demora na implantação do sistema.

As ciclovias e ciclofaixas contemplariam avenidas como a Norte Sul, Theodureto de Almeida Camargo, Washington Luiz e os distritos de Barão Geraldo e Nova Aparecida, além de vias exclusivas para as bicicletas, como a Av. Baden Powell. Abrão Feldman, do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, região leste, cobra um sistema que atenda não apenas o lazer, mas os deslocamentos de bicicletas durante a semana, nos trajetos para a escola e o trabalho, por exemplo.

A divulgação das obras e das intervenções será gradual, na medida em que os trechos forem efetivamente implantados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.