Ouça ao vivo

Pedidos de abertura de microempresas individuais crescem 30% na RMC

Em 2014, o número de pedidos de aberturas de microempresas individuais cresceu quase 30% somente na Região Metropolitana de Campinas, índice que superou o total registrado por 13 estados brasileiros. Na região, foram 17.496 pedidos, sendo que 07 mil foram apenas em Campinas. Cidades como Sumaré, Americana, Indaiatuba, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste também registraram um número expressivo, superando a marca de 01 mil pedidos. Através do programa de micro empreendedorismo individual, o cidadão poderá emitir notas fiscais, recolher INSS e contabilizar a aposentadoria por tempo de serviço. O gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, afirma que o aumento no número de novas inscrições no MEI pode estar relacionada à crise econômica do país, responsável por um índice mais elevado de demissões. Ele explica que parte desses trabalhadores acaba se tornando microempreendedores por necessidade.

Quem optou pelo programa, afirma que as vantagens são grandes, já que a abertura e a baixa da inscrição não são burocráticas, além de oferecer segurança ao trabalhador. Fábio Tosta da Silva, que trabalha com arte final, disse que existe uma aproximação maior junto às empresas maiores que buscam profissionais para a realização de determinados serviços. A cabeleireira Fernanda Alves, afirma que está mais segura quanto ao próprio futuro depois que se tornou uma microempreendedora individual. Além disso, ela agora pode utilizar a máquina para cartão de débito e crédito, o que é bom para os negócios.

Tanto a formalização, como a baixa da inscrição, são feitos pelo portal do empreendedor, sem nenhum custo. Outras informações no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.