Ouça ao vivo

Setor da construção puxa para baixo indicador de empregos em Campinas

O segmento da construção civil foi duramente afetado pelo baixo crescimento econômico do país em 2014. Dados da Fecomércio apontam uma queda nas vendas de 26,8%, se comparado os meses de outubro de 2014 e de 2013. A redução nesse setor impactou diretamente a geração de empregos.

De acordo com balanço divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas, em 2014 o setor cortou 2.157 vagas de trabalho, sendo o segundo pior segmento perdendo apenas para a indústria.

O Sindicato dos Trabalhadores de Construção Civil de Campinas e Região também avalia de forma negativa o setor. O Secretario Geral da entidade, Francisco Aparecido da Silva comenta que a categoria chegou a ter, na regional Campinas entre 2012 e 2013, cerca de 35 mil trabalhadores. Nos últimos meses houve uma redução de até 15%.

Ele diz ainda que, um dos principais problemas, é que os lançamentos não estão sendo vendidos tão rapidamente como no passado. Com isso, a contratação de trabalhadores demora mais para acontecer.

Se o ritmo na venda de empreendimentos imobiliários  é mais devagar, o impacto também é sentido no comércio. O Proprietário da loja de material de construção, Casa Forte Campinas, Leandro Rogério Lima da Silva, informou que o preço do aço terá um reajuste de cerca de 5% o que deverá impactar negativamente no setor.

Segundo ele, as vendas caíram cerca de 10% nos últimos meses.

Para o Economista da Assessoria econômica da Fecomércio, Guilherme Dietze, a instabilidade a curto prazo gera incertezas e acarretam em retração de consumo e, consequentemente, na geração de empregos

Na região metropolitana de Campinas, a indústria e a construção civil cortaram juntas, cerca de 10 mil vagas em 2014.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.