Ouça ao vivo

Jazz, New Soul, Acid … o caldeirão sonoro de Roy Ayers

 

O vibrafone não  é um instrumento popular e Roy Ayers não é famoso. No entanto essa parceria deu ótimos frutos. O único problema é como rotular esse som.

Jazz, Funk, Acid Jazz, New Soul, Disco Jazz, Jazz Pop ou a fusão de tudo isso. Todos esses termos são encontrados para classificar a música de Roy Ayers.

 

Roy Ayers e  sua mistura de ritmos.

 

Desenvolvido por uma empresa americana no início do século passado, o vibrafone  sempre esteve associado a música clássica ou ao jazz. O som das teclas metálicas ganhou mais rítmo nas baquetas de Roy Ayers, além de um apelo popular

Mesmo que isso nunca tenha se refletido nas paradas, algumas músicas até alcançaram boas posições na categoria Rhythm & Blues. O principal exemplo é o maior sucesso dele       “ Everybody Loves The Sunshine ”

 

 

Grande sucesso de Ayers de 1976 se transformou em sua marca.

 

As aulas de teoria musical aguçaram a vontade de Roy Ayers de exercitar os lados compositor e arranjador. Depois de passar a década de 60 tocando com outros artistas e lançando lp’s cheios de releituras, incluindo vários obras de  Tom Jobim, ele decidiu se ariscar em algo mais dançante.

Nascido e criado numa região de Los Angeles onde moravam muitos músicos e de onde saíram grupos identificados com a mesmo proposta, o som da Ubiquity era o único que destacava o vibrafone.

 

Releitura da música Wave de Tom Jobim

 

Para um artista acostumado com uma plateia que não atingia números expressivos em termos de qualidade, o americano Roy Ayers   tem uma discografia invejável.

Somente na década de 70 ele lançou uma média de mais de um disco por ano. Quase todos levam o nome Ubiquity, que era a banda dele. Sempre formada por músicos que vinham da escola do jazz, ela foi a porta de entrada para muitos jovens que não queriam ficar presos somente a tradição de um gênero que dava pouco retorno na época.

 

Produção discográfica na década de 70

 

Roy Ayres nasceu em 1940 e agora em 2018 ele completa 78 anos.

 

 

Roy

 

O som envolvente do vibrafonista Roy Ayers é o que você acompanha nesta edição do quadro Musica é Cultura

 

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.