Ouça ao vivo

Câncer de próstata deve atingir mais de 60 mil brasileiros até o final do ano

Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o ano de 2012 deverá fechar com a triste marca de 60 mil novos diagnósticos de câncer de próstata. Para concientizar a população mundial sobre o problema, o dia 17 de novembro, foi intitulado , o Dia Mundial de Cobate ao Câncer de Próstata.
De acordo com o urologista, Líseas Castilho, o aumento na incidência está ligado ao envelhecimento da população, porém, o grande problema é a falta do diagnóstico que é feito através do exame de PSA e retal. Outro fator que prejudica é o preconceito que ainda existe sobre o exame. Na opinião dele, a rede pública de saúde deveria dar mais atenção ao problema, tanto na prevenção, com ações educativas e tratamento da doença.
O câncer quando está na sua fase inicial não apresenta nenhum sintoma. O diagnóstico precoce facilita o tratamento caso contrario pode ser tarde de mais. A recomendação é procurar um especialista apartir dos 45 anos. Para os homens com histórico familiar é recomendado antecipar o exame para os 40 anos e se tiver alguma dificuldade urinaria o exame deve ser feito com uma antecedência ainda maior.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.