Ouça ao vivo

Campinas fica fora da implantação do Trem Regional

Autoridades políticas estiveram reunidas nesta segunda-feira,(15) em Campinas, para debater o sistema de traporte. O debate focou o transporte de passageiros sobre trilhos que é inexistente na RMC. Segundo os levamentamentos apresentado pelo Secretário de Transportes de Campinas e Presidente da EMDEC, Sérgio Benassi, cerca de 400 mil pessoas de cidades da região se deslocam diáriamente para Campinas e as rodovias são as únicas alternativas. O resultado é sentido diariamente nos horários de pico com os congestionamentos. Para o Secretário, a única alternativa é a integração entre os sistemas de transportes de massa. A saída apontada pelas autoridades é a reativação do sistema ferroviário.
Vários projetos já estão em andamento, mas, ainda não sairam do papel, entre eles o TAV e uma possível reativação do VLT que continua no campo dos estudos.
A boa notícia foi apresentada pelo Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual dos Transportes, Saulo Pereira Vieira.
Segundo ele o Trem Regional de São Paulo à Jundiaí já está entrando na fase de licitação pública para as obras. A primeira fase da interligação está orçada em R$ 3 bilhões. O montante faz parte de um contexto maior do projeto que somam 430 quilometros de trilhos ligando São Paulo à Sorocaba, à Santos e à São José dos Campos. O projeto totaliza um orçamento estimado em R$18 bilhões. Apesar da boa notícia apresentada, Campinas não foi comtemplada e a interleligação do Trem Regional até a cidade vai ficar para o futuro.
Por enquanto, a Região Metropolitana terá que se contentar com os investimentos sistema rodoviário. A novidade é a prossibilidade da implantação da bilhetagem integrada entre os municípios. O Coordenador de Planejamento da Secretaria Estadual dos Transporte , Saulo Pereira Vieira, anunciou também a segunda fase do corredor de ônibus intermunicipal noroeste que começa nos próximos meses. A obra que vai ligar Nova Odessa à Santa Bárbara D´Oeste deverá estar concluída no segundo semestre de 2014 .

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.