Ouça ao vivo

Música Perdida No Passado: California Uber Alles

Com texto e edição de Walmir Bortoletto, a música perdida no passado é a primeira de um grupo que cumpriu muito bem a função contestadora do punk rock. Foi em junho de 1979 que chegou às lojas o primeiro compacto do Dead Kennedys. O grupo incorporou, como poucos, o espírito anárquico do movimento punk. Só que por trás do tradicional comportamento de reclamar, havia uma provocação com conhecimento, graças ao vocalista Jello Biafra. Interessado em política desde a adolescência, ele expunha uma visão muito crítica nas letras. O humor também ajudava na hora de ridicularizar os ocupantes de cargos públicos. A primeira vítima foi justamente o governador da Califórnia, estado americano onde o Dead Kennedys se formou. A música “California Uber Alles”, do grupo Dead Kennedys, tinha um objetivo muito claro: atacar Jerry Brown, que na época era o governador do estado. Ao invés de ofender diretamente, o vocalista Jello Biafra teve uma ideia melhor. Ele resolveu cantar como se fosse o próprio político explicando os atos de sua administração e revelando ambições na carreira. A primeira delas é a de chegar a presidência do país para implantar um regime zen-fascista. Polícia secreta, hippies no comando e câmera de gás orgânico envenenado estão nos planos do futuro mandatário. As citações sobre um estilo de vida mais alternativo se referem ao fato de Jerry Brown ter defendido causas ambientais. Já as palavras que remetem ao regime nazista servem para criticar um suposto estilo ditatorial do governador e também justificam o título “Uber Alles”, que significa “acima de todos” e deixou de ser cantado no hino alemão após a passagem de Hitler no comando do país. Mesmo sem nunca ter nenhuma música nas paradas de sucesso, o Dead Kennedys causou polêmica nos Estados Unidos ao criticar a política interna e externa do país. O maior problema, no entanto, foi o encarte de um disco lançado em 1985 com ilustrações de órgãos sexuais. A banda foi acusada de distribuir pornografia a menores e processada. Embora tenha ganhado a causa, o grupo acabou no meio de toda essa confusão. Daí pra frente, a briga envolveu Jello Biafra e os ex-companheiros na tradicional disputa pelos direitos autorais. Não dá pra fechar esse quadro sobre “california uber alles”, do Dead Kennedys, sem fazer um registro político. É que Jerry Brown, apontado como vilão nessa música é atualmente o governador da Califórnia. Ele assumiu o estado pela terceira vez em 2011 ao substituir o ator Arnold Schwarzenegger. E essa musica (é claro) esta no repertório da série de shows que o dead kenedds está fazendo no Brasil, só que sem Jello Biafra, que não integra mais a formação atual. A banda está no Brasil passanado por várias cidades em passado nunca mais o Jello Biafra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Filme com Wagner Moura estreia nesta semana nos cinemas da região

O longa traz como um dos protagonistas o ator brasileiro Wagner Moura. Ele interpreta um fotojornalista que ao lado de sua parceira faz o trabalhado de registrar a dimensão do conflito. Mas, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.

Festival do Morango e Mercado Místico acontecem neste fim de semana em Campinas

Neste fim de semana, a Estação Cultura recebe o Mercado Místico e o Festival do Morango. Esta edição contará com mais de 70 expositores com uma variedade mística como kits energéticos, chapéu de bruxa, varinhas mágicas, bastões, pedras e cristais, incensos, velas, difusores, baralhos e tarot, livros e diários, produtos wicca. Já a 2ª edição do Festival do Morango tem como destaque o merengue gigante que pesa até 50 quilos rendendo centenas de porções e promete atrair a atenção do público, além de um variado cardápio gastronômico.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.