Ouça ao vivo

Pesquisa da USP de Piracicaba vai ajudar no manejo das árvores urbanas

Pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,a Esalq/USP em Piracicaba, aponta que parte das árvores no bairro Nova Piracicaba está comprometida. No total foram catalogadas 4.990 unidades e dessas 2.495 foram inventariadas. Entre as catalogadas, 33% precisam ser reavaliadas até o final deste ano por estarem em situação de declínio. Outras 40 estão com risco de queda e 692 precisam ser podadas de forma adequada. A universidade chegou a fazer imagens topográficas das árvores.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Francisco Rogério Vidal e Silva, a pesquisa realizada pelos técnicos da Esalq foi encomendada pela própria prefeitura. O resultado vai ajudar na elaboração do plano de manejo da cidade. De acordo com dados do Cepagri da Unicamp, a temperatura média anual na cidade, oscilou entre 29 e 27 graus entre 2010 e 2012. A elevação pode estar relacionada ao cinturão verde da cidade, pois eles estão perdendo espaço para a construção civil. Segundo o professor da Esalq, Demóstenes Ferreira, responsável pela pesquisa, a influência nos grandes centros já é uma realidade.

Segundo o Secretario de Meio Ambiente de Piracicaba, o relatório apresentado pela Esalq já surtiu efeito, pois 4 árvores condenadas serão cortadas e substituídas, outras 36 serão reavaliadas com sistema de tomografia e 2.060 novas espécies diferentes serão plantadas.

Para o responsável pela pesquisa, a proposta é exatamente essa, servir de parâmetro para a realização correta do manejo das árvores urbanas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.