Ouça ao vivo

Receita fecha cerco contra escritórios que fraudam imposto de renda

A Delegacia da Receita Federal, em Campinas, está intensificando a fiscalização nos escritórios de contabilidade por conta das fraudes na declaração do imposto de renda dos clientes. De acordo com o Chefe do Serviço de Fiscalização da unidade, Amilcar Pieroni Junior, na maioria das vezes, contribuinte e contadores inventam despesas dedutíveis para deixarem de pagar o imposto devido. Outra prática comum é elevar os valores da restituição.

Recentemente foram desmantelados esquemas fraudulentos em Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Jaguariúna, Valinhos, Vinhedo e Paulínia. As fraudes não são novidades, mas com a intensificação dos trabalhos, os fiscais da Receita descobriram verdadeiros esquemas montados por escritórios contábeis com seus clientes.

De acordo com o Chefe do Serviço de Fiscalização, não dá para calcular os valores sonegados, pois cada caso é um caso, porém, já foram encontradas fraudes milionárias. Em um único escritório em Campinas, as fraudes somaram R$ 10 milhões. Os contribuintes flagrados estão sendo intimados a pagar os impostos devidos com multa de 150%. O mesmo está sendo praticado contra os escritórios contábeis.

O Chefe do Serviço de Fiscalização da Receita, Amilcar Pieroni Junior, faz questão de frisar que nem todos os escritórios contábeis fazem uso dessa prática. Aos contribuintes, segundo ele, cabe procurar os serviços de escritórios idôneos. Até o dia 30 deste mês cerca de 305 a 310 mil contribuintes na região deverão entregar a declaração do imposto na Receita Federal, em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.