Ouça ao vivo

Vinhedo tem a quinta maior frota proporcional de veículos

Vinhedo ocupa atualmente a quinta colocação em um ranking nacional de cidades com mais carros a cada mil habitantes. As quase 64 mil pessoas que vivem no município, segundo dados do IBGE, têm juntas quase 40 mil veículos de acordo com os números de registros do Departamento Nacional de Trânsito. Isso dá uma média de 530 automóveis para cada grupo de mil pessoas. Campinas ocupa a sétima colocação no ranking, com 494 de média e Águas de São Pedro, outra cidade da região, está em nono lugar, com 490.

Quem trafega pelas ruas de Vinhedo, não se surpreendeu com o resultado do levantamento. O coordenador de orçamentos, Jefferson Ito, afirma que além do excesso dos veículos da própria cidade, Vinhedo ainda sofre com a presença diária de pessoas de outros municípios que circulam pelo perímetro urbano. Segundo ele, a dificuldade em transitar é grande. A dona de casa Isabel Sofiati disse que trafegar pelo região central da cidade é praticamente impossível.

O grande número de veículos por habitantes em Vinhedo pode ser justificado de várias maneiras, como afirma o diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Sarte. Ele aponta a falta de investimento no transporte público de qualidade, a facilidade para a liberação de crédito para o financiamento de veículos e a forte presença de empresas na região.

E para o poder público municipal fica o desafio de gerenciar o tráfego com o número excessivo de veículos nas ruas. O secretário de transportes de Vinhedo, Antonio Luiz Falsarella, afirma que é necessária a cooperação das outras pastas municipais, já que o trânsito interfere em diversos outros setores, como a segurança pública, devido ao roubo e furto de veículos e a saúde, por causa do índice de acidentalidade.

A cidade líder do ranking é São Caetano do Sul, com 631 carros para cada mil habitantes. Segundo as estatísticas, no Brasil existe um veículo para cada quatro pessoas. Somente na região sudeste são pouco mais de 25 milhões de automóveis.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.