Ouça ao vivo

Programa de mesários voluntários começa em Campinas

A justiça eleitoral deverá convocar cerca de 11.500 mesários que vão trabalhar nas 2.230 sessões eleitorais de Campinas nas eleições de outubro. Para atingir o contingente necessário, foi lançado o programa de mesário voluntário. Através do sistema, qualquer pessoa com idade superior a 18 anos poderá se candidatar ao trabalho no dia das eleições. Em contrapartida, o interessado tem o direito constitucional de dois dias de folga por dia trabalhado e vale alimentação. Os universitários poderão também somar pontos em programas de estágio e os participantes do programa serão beneficiados pelos critérios de desempate em concursos públicos.

De acordo com a chefe do cartório eleitoral da zona 33 de Campinas, Cláudia Sperb, qualquer interessado deve se inscrever até o final do mês de julho. Ela explica, que todos os selecionados passarão por um treinamento para o dia da eleição. Mesmo com as vantagens oferecidas pela justiça eleitoral, os cidadãos de Campinas não vêm muita vantagem na possibilidade de se voluntariar. O bancário Leandro da Silva Domingues não vê vantagem em trabalhar em um domingo para ganhar folga em outra oportunidade. O comerciante Irineu Cardoso dos Santos afirma que os benefícios oferecidos pela justiça eleitoral não são vantajosos para ele, que é responsável pelo próprio negócio.

Para convocar o contingente necessário, a justiça eleitoral de Campinas está firmando convênios com o serviço público e as universidades, dentro do programa mesário voluntário. O interessado em participar do trabalho nas eleições de outubro, pode se cadastrar no site www.tre-sp.gov.br.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.