Ouça ao vivo

Americana tem prazos curtos para eleição suplementar

O Tribunal Superior Eleitoral marcou para o dia 7 de dezembro a eleição municipal suplementar em Americana. A cidade atualmente é comandada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Sérgio Vieira, do PSC. Eleitos em 2012, Diego de Nadai, do PSDB, e o vice Seme Calil, do PSB, foram cassados por abuso de poder econômico devido a dados divergentes sobre os gastos na campanha eleitoral. Os dois foram eleitos com 57,32% do total de votos na época, mas depois de retirados dos cargos em maio deste ano foram declarados inelegíveis pelo período de oito anos.

Chefe da zona eleitoral 158 na cidade, Márcio Uchida reconhece que os prazos são curtos para organizar o pleito. O registro de chapas pode ser feito até o dia 7 de novembro. Já as candidaturas individuais, até o dia 9. Devido à necessidade especial, 475 urnas eletrônicas de outros locais do estado serão remanejadas, já que os equipamentos do segundo turno presidencial estão lacrados. No dia da eleição, somente eleitores cadastrados e com a situação regularizada até julho deste ano poderão votar.

Nas ruas, a população aprovou o novo pleito e a possibilidade de escolher um novo representante. É o caso de Heloísa Garcia, que se disse insegura após as mudanças na Prefeitura. Com meio mandato pela frente, alguns moradores temem que o novo prefeito não tenha tempo para resolver os problemas. Para Anderson Michelin, o período serve, pelo menos, para organizar as finanças. Além de Americana, Bento de Abreu, Cajamar, Indiana e Jumirim também terão novas eleições.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.