Ouça ao vivo

Prefeitos cobram Dilma por aprovação integral de lei que alivia dívidas

Em reunião nesta segunda-feira, a Frente Nacional de Prefeitos pediu que a presidente Dilma Rousseff sancione de forma integral a lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com a União. A proposta foi aprovada por unanimidade no Senado Federal e a expectativa dos municípios é de que passe pela presidência sem veto a nenhum artigo. A solicitação recebeu apoio de diversos nomes.

Para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a mudança vai permitir que a capital paulista amplie a capacidade de investimentos até 2018. A previsão é de que atinja o patamar atual da cidade do Rio de Janeiro e supere os 7 bilhões até 2018. Já o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, fala em justiça e ressalta a possibilidade de redução da dívida com o Governo Federal em 87%.

O pedido dos prefeitos foi recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, juntamente com uma carta de 23 reivindicações. Entre elas, a criação de uma planilha nacional de referência para cálculos e comparações dos custos do sistema de transporte público.

A ideia, de acordo com o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, é oferecer às cidades meios de definir e até reduzir as tarifas. Ele também cobrou a mudança do pacto federativo. O encontro da Frente Nacional dos prefeitos foi o primeiro realizado após o período eleitoral. Esta também foi a primeira vez que a reunião aconteceu fora das capitais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.