Ouça ao vivo

Campinas planeja quase 200 km de ciclovias até o final de 2016

Dividido em quatro etapas, o programa cicloviário da prefeitura de Campinas deve ser responsável pela construção de quase 200 km de ciclovias no município até o final de 2016. Atualmente a cidade conta com pouco mais de 20 km de vias destinadas para o tráfego de bicicletas, sendo 9 km de bloqueios de rua por tempo determinado. A primeira fase do projeto está em andamento e deve ser concluída até o final do ano, com uma área de 16 km. A segunda etapa, considerada a mais importante do programa, prevê a construção de 95 km de ciclovia. Essa fase está em estudos e a expectativa da administração é de que as obras comecem até o final do ano. As outras duas etapas preveem 13 km que seriam construídos próximos às linhas do BRT e outros 54 km, completando o programa que permitirá ao cidadão trafegar com bicicleta em todas as regiões de Campinas.

As ciclovias deverão ter pavimento asfáltico, sendo a maioria de mão dupla e com largura aproximada de 2,5 metros. Ainda não há um orçamento definido para a implantação do projeto, mas o secretário de transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, afirma que o preço do km construído ficaria entre R$ 80 mil e R$ 500 mil. Os valores da licitação poderiam sofrer essa grande variação, porque depende do local onde a ciclovia será instalada, levando-se em conta o número de intervenções necessárias para a conclusão da obra. Carlos José Barreiro afirma que existem fontes de recursos possíveis, como a CIDE, BNDES, verbas municipais e outras, mas ele garante que a prioridade é buscar parcerias com o setor privado.

A prefeitura informou ainda que tem um planejamento de manutenção das ciclovias no município, que deve garantir a conservação das faixas disponibilizadas. Os trechos que forem construídos através de parcerias com o setor privado, deverão ser mantidos pelas empresas responsáveis pelas obras.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.