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Apresentação de antecedentes criminais passa a ser anual para comissionados em Campinas

A prefeitura de Campinas vai exigir, a partir de agora, que todos os comissionados apresentem, anualmente, atestado de antecedentes criminais. O não cumprimento da determinação vai acarretar na exoneração do servidor.

O decreto assinado pelo prefeito será publicado na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 11 de dezembro.

Até dezembro de 2012, apenas os secretários eram obrigados a apresentar o documento. A partir de janeiro de 2013, o prefeito Jonas Donizette estendeu a obrigatoriedade a todos os servidores ocupantes de cargos em comissão. A mudança se dá, agora, na frequência em que o documento terá de ser apresentado.

A entrega dos atestados terá de ser feita na Secretaria Municipal de Recursos Humanos até o dia 31 de janeiro de cada ano. Os documentos exigidos são o atestado de antecedentes emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e certidões do Cartório do Distribuidor Criminal tanto da Justiça do Estado de São Paulo como da Justiça Federal.

Sendo positiva qualquer uma das certidões, o servidor deverá apresentar Certidão de Objeto e Pé do processo correspondente, a fim de verificar se houve condenação proferida por órgão colegiado ou trânsito em julgado da sentença condenatória.

A medida foi adotada depois que o ex-assessor da prefeitura de Campinas , Alexandre Corá  Francisco foi detido em uma operação do Ministério Público com a Polícia Militar sob a suspeita de que Xandão, como é conhecido, faz parte de uma facção criminosa que atua no Estado de São Paulo.

Ele acabou exonerado da  Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura.

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