Ouça ao vivo

Comerciantes contabilizam danos após temporal em Vinhedo

Enchente deixou entulhos por toda a cidade.

Os comerciantes do bairro Barra Funda, em Vinhedo, começaram o dia lavando as lojas e ainda tentando contabilizar os prejuízos depois do temporal que caiu na cidade no final da tarde desta quarta-feira.  Segundo a Defesa Civil, em pouco mais de uma hora, choveu o esperado para 15 dias, volume definido pela Prefeitura como “nunca visto”.

Em alguns casos, os danos ainda são incalculáveis, já que a água chegou a 40 centímetros de altura e parte da mercadoria permanece molhada. Em uma loja de móveis, por exemplo, colchões e gavetas foram atingidos. De acordo com o dono, Éder Fronteira, muitos produtos devem ser perdidos. Há 25 anos no local, esta é a sexta vez que sofre com uma enchente. O ponto fica em um lugar alto, mas fica perto do Córrego Pinheirinho.

A loja fica a poucos metros do cruzamento entre as ruas Antônio Barbosa e Aníbal Leite de Miranda, onde funcionários de um açougue conseguiram salvar todas as mercadorias durante a chuva, mas sofreram com a água. O gerente, Edson da Silva, explica que o carro dele e de um colega foram arrastados durante a inundação e se chocaram devido à força da correnteza.

Perto dali, enquanto uma equipe de trabalhadores removia entulhos em um trecho do córrego, moradores da Rua Santa Cruz faziam a limpeza das casas e a vendedora de uma loja de suplementos se dizia preocupada. A água atingiu o carro dela, os móveis e o freezer do estabelecimento. Repleto de morros, o município acumulou entulhos nesta quinta-feira principalmente nas partes mais baixas, onde a água ficou acumulada. Em diversas ruas e avenidas, lama, pedras e galhos ficaram espalhados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.