Ouça ao vivo

Consórcio PCJ recomenda bacias de retenção para reserva de água da chuva

Dados do Consórcio das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí apontaram que as chuvas dos últimos meses estão ocorrendo 23% acima das médias históricas nas Bacias PCJ.

Diante disso, o Consórcio intensificou o apelo para que sejam construídas bacias de retenção, tanto em áreas rurais como urbanas, para armazenar a água das chuvas previstas para os primeiros meses do ano.

O Coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarine, explica que são medidas simples que as prefeituras podem fazer

As bacias de retenção podem ser construídas tanto em área urbana ou rural, sendo mais comum ao lado de estradas vicinais. A localização delas é definida tecnicamente em função do declive do terreno, da área de exposição, tipo de solo e volume de precipitação local. Valarine cita algumas prefeituras que já construíram bacias.

Mesmo com volume de chuvas acima da média o Consórcio PCJ prega cautela com a disponibilidade hídrica já que o lençol freático ainda não foi recarregado. O Coordenador de projetos do Consórcio PCJ ressalta a importância de a água da chuva ser absorvida pelo subsolo.

De acordo com o Consórcio, não estão descartadas chuvas abaixo das médias históricas, a partir do mês de abril, quando se inicia o período seco. Por isso, a importância de reservar o máximo de água possível das chuvas previstas para o início desse ano.

 

Foto: Consórcio PCJ

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.