Ouça ao vivo

Campinas tem pior fevereiro em criação de empregos desde 2004

Foto: Valéria Hein

O pior mês de fevereiro dos últimos 12 anos na geração de empregos em Campinas foi sentido por quem está na fila de espera por uma nova vaga. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que 1296 trabalhadores foram demitidos no mês; 518 somente no comércio. E os índices não só acompanham os resultados nacionais, os mais negativos desde 1992, mas também deixam muita gente sem esperança.

Gilmario Santos e Sueli Lima estão sem emprego há cinco meses e não se conhecem, mas passam por momentos e dificuldades semelhantes. Enquanto um faz bicos, a outra viu o valor de última rescisão acabar. Os dois recorreram ao Centro Público de Apoio ao Trabalhador, no centro. Cientes da fase atual do País, eles lamentam que as novas chances estejam cada vez mais raras, situação que deve causar mudanças.

Enquanto Gilmario não sabe como vai pagar as contas e arcar com as obrigações, Sueli pensa em voltar para a Bahia para fugir do aluguel. Ainda de acordo com o Caged, do Ministério do Trabalho, o País fechou 104.582 postos de trabalho com carteira assinada no mês passado. O número é o maior na comparação entre todos os meses de fevereiro desde 1992, quando a pesquisa começou a ser feita. Nos últimos 12 meses, o Brasil perdeu 1.706.985 vagas, uma retração de 4,14% no contingente de empregados com carteira assinada no País.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.