Ouça ao vivo

TJ-SP libera alvarás em áreas residenciais em Campinas

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo libera a expedição de alvarás comerciais em áreas consideradas residenciais em Campinas. A lei havia sido barrada por uma liminar do Ministério Público.

Com isso, estabelecimentos instalados até 2015 em mais de 130 locais da cidade agora podem regularizar a situação junto ao Departamento de Controle Urbano, que transformou pontos residenciais em mistos.

Segundo o diretor do órgão, Moacir Martins, o entendimento favorável à lei permite que vários processos parados sejam retomados. Mas a legislação não vale para comércios novos, que tem várias restrições.

A Prefeitura criou o projeto de lei para regularizar trinta regiões, já que a lei de zoneamento da cidade é considerada antiga, com mais de 20 anos. O projeto foi para a Câmara e mais 100 áreas foram incluídas.

Os acréscimos foram questionados por promotores através de uma liminar concedida pela Justiça e por isso a lei foi barrada. Mas o TJ-SP avaliou que o entendimento não procedia e a ação foi suspensa.

Com a decisão, a lei voltou a valer no município e agora enquadra avenidas como Carlos Stevenson e Doutor Jesuíno Marcondes Machado, consideradas residenciais, mas que são repletas de lojas.

Nos locais contemplados pela mudança, todos os comerciantes aprovaram a aplicação da legislação e a oportunidade de legalizar definitivamente os estabelecimentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.