Ouça ao vivo

Prefeitura não descarta decretar que houve desastre natural em Campinas

A prefeitura de Campinas não descarta decretar que houve desastre natural diante do fenômeno microexplosão que atingiu o município na madrugada do dia 05 de junho. Segundo a administração, a Defesa Civil está levantando os dados, já que para decretação desse estado é necessária uma fundamentação baseada em relatório sobre o problema.

Se for constatado que de fato houve desastre natural, o governo municipal passa a ter uma facilidade de levantamento de dinheiro e franqueamento de recursos. Isso pode ajudar moradores como Marcos Francisco de Assis a conseguir uma linha crédito para consertar os danos que o temporal causou na casa dele, no condomínio San Conrado, uma dos mais atingidos. O seguro residencial dele não cobre todo o dano. Em estado de desastre, pessoas nessa situação podem ser autorizadas a usar o FGTS.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Jarinu que foi uma das cidades mais prejudicadas com as chuvas e explicou que caso haja comprovação de desastre natural e decretação de estado de emergência, os afetados podem usar até R$ 6.200.

A prefeitura de Campinas reforça que faz os levantamentos para certificar se a situação era ou não legalmente tipificada em desastre natural e depois disso, ainda terá que aguardar avaliação e discussão dos governos estadual e federal para a decretação de estado de emergência. O prazo para que seja decretado é até o início da segunda quinzena de junho.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.