Ouça ao vivo

Ato em Viracopos causa espera de 2h30 no desembarque internacional

Um ato dos auditores fiscais da Receita Federal afetou em até duas horas e meia a liberação de bagagens no setor de desembarque internacional do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Impacientes, os passageiros chegaram a vaiar a demora. É o que conta Aparecida Luchini, que voltou de Orlando, nos Estados Unidos. A aposentada desceu do avião às 6h30 e só pegou as malas às 9h.

Ainda segundo Aparecida, os passageiros de três voos se aglomeraram ao redor das esteiras, o que lotou o setor. Cansada, ela só conseguiu chegar ao saguão principal depois de muita paciência.

O problema foi causado pela Operação Padrão dos auditores fiscais, tornando a fiscalização mais rigorosa na liberação de cargas e bagagens nos aeroportos e portos de todo o Brasil.

O movimento segue por tempo indeterminado enquanto o Governo Federal não enviar o projeto de lei  sobre o aumento salarial da categoria, fixado depois de um acordo feito no mês de março.

O Governo alega não ter previsão de quando remeterá ao Congresso o PL sobre o reajuste e a pauta não remuneratória e uma reunião foi feita com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

Os auditores alegam que, além de não haver prazo da chegada ao Legislativo, foram informados pelo ministro sobre “dificuldades técnicas e jurídicas” a serem tratadas. Por isso, iniciaram o movimento.

A Operação Padrão afetou ainda o terminal de cargas de Viracopos. A vistoria foi feita em um caminhão por vez e o resultado disso foi uma grande fila na área externa, que se iniciou no período da tarde.

A situação já havia sido registrada na última segunda-feira, quando o reflexo atingiu o embarque e o desembarque de mercadorias no local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.