Ouça ao vivo

Phil Collins, McCartney e Bowie na pista de dança.

3 artistas ingleses ligados ao rock que fizeram sucesso nas pistas de black music.

Durante a década de 70, o Genesis fez do rock progressivo, com uma melodia mais trabalhada, a marca registrada do grupo. Os discos eram conceituais, e o tamanho das faixas podia variar de 1, a mais de 20 minutos, ocupando todo um lado do LP, isso sem falar na performance quase teatral de Peter Gabriel no período em que foi o vocalista. Mas em 1983, quando a banda já não seguia a mesma fórmula, e Phil Collins era o vocalista, foi lançada uma das músicas de maior sucesso comercial do então trio inglês.

Genesis – Mama

 

Em 1980, Paul McCartney preparava um disco novo, dessa vez sem a banda Wings, que o acompanhou por vários anos. Nesse período, os teclados estavam ganhando cada vez mais recursos, e Paul decidiu experimentar. O primeiro compacto tinha do lado b a música Check My Machine. Ela tinha um ritmo dançante e a voz de Paul alterada, e acabou caindo como uma luva para os bailes que tinham a seleção de samba-rock.

Paul McCartney – Check my Machine

O último inglês desse Música é Cultura que destaca artistas ligados ao rock que fizeram sucesso com músicas dançantes é David Bowie, que em 1975 lançou o disco Young Americans. O camaleão queria aplicar a influência do soul norteamericano nas suas gravações, mas a música Fame conseguiu mais do que isso. Ela uniu David Bowie a John Lennon, e com a guitarra marcante de Carlos Alomar, se transformou num autêntico funk.

David Bowie – Fame

Acompanhe essa  edição do Música é Cultura.

 

entre em contato
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.