A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e o Instituto de Economia Agrícola deram início ao Levantamento Censitário de Unidades Agropecuárias, o LUPA, para mapear as propriedades rurais do estado de São Paulo. A proposta é fazer um diagnóstico do setor para nortear a construção de políticas públicas para o desenvolvimento da produção agrícola. Este é o terceiro levantamento realizado pelas instituições, que já executaram o serviço entre os anos de 1995 e 1996 e também entre 2007 e 2008.
Os técnicos do estado já estão visitando os produtores, que responde a um questionário de 15 perguntas e a previsão é de que os dados sejam compilados até o final do ano safra, que se encerra no final de julho de 2017. Para o integrante do Grupo gestor do LUPA, Mário Ivo Drugowich, é importante que os produtores participem do censo. Segundo ele, o interesse do estado se restringe apenas na propriedade e no uso do solo. Mário Ivo Drugowich acredita que o censo agropecuário deverá apontar também os prejuízos causados no setor pela crise econômica.
Em Campinas, o LUPA será realizado em 1012 propriedades rurais com exploração agropecuária. No estado de São Paulo serão 324 mil áreas.