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Emdec afirma que faixas exclusivas trazem agilidade no transporte, mas população rebate

Com cerca de três meses da instalação de faixas exclusivas de ônibus em vias de Campinas, a Emdec faz uma avaliação positiva da medida. Elas foram instaladas na Abolição, Saudade, Campos Salles, Benjamin Constant, Carolina Florence e Buarque de Macedo.

O Secretário de Transportes, Carlos Barreiro, fala em agilidade no transporte público.

Nós estivemos nessas vias e conversamos com usuários do transporte público. As entrevistadas Silvia Tozzo e Tatiana dos Santos não viram melhora.

Nos casos Abolição, Saudade, Carolina Florence e Buarque de Macedo a faixa da direita é exclusiva para ônibus apenas nos horários de pico, ficando proibido o estacionamento de carros na faixa da esquerda – o que era comum, diante dos comércios nesses locais.

Flagramos o desrespeito. Na Carolina Florence até um caminhão usava a faixa para descarregar mercadoria. Carros usavam frequentemente a faixa exclusiva para ônibus. Barreiro reforça que se trata de um período de adaptação.

Para comerciantes como Rosângela Bertoloto e Milton Wagner, as faixas de ônibus prejudicam os comércios. Sobre a fluidez no trânsito, cada um avalia de um jeito.

No caso da Benjamin Constant e da Campos Salles, a faixa de ônibus é exclusiva o dia o todo. Na Campos Salles, especificamente, há duas faixas. A do lado direito já existia e em julho, houve a instalação da esquerda. Com isso, houve mudanças em pontos de ônibus o que também foi motivo de reclamação de usuários entrevistados pela reportagem. As avaliações da Emdec são iniciais, já que se tem mais cerca de 90 dias para uma conclusão da efetividade da medida. As multas devem começar a ser aplicadas após esse prazo.

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