Ouça ao vivo

São Paulo será o primeiro estado a eliminar o uso de amianto na indústria

São Paulo deverá se tornar o primeiro estado do país a banir por completo o amianto. No Brasil a substância não foi banida, e por isso, ativistas e organizações nacionais e internacionais, e juristas e dirigentes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Justiça do Trabalho, trabalham na luta contra o uso do material no país.

O combate ao uso do amianto é difícil, pois enfrenta a barreira econômica Trata-se de uma indústria que movimenta bilhões de reais todos os anos. O Brasil está entre os cinco primeiros países no mundo nos rankings de produção, exportação e utilização do amianto. A Pocuradora do MPT, Márcia Lopez Aliaga, afirma que este é um dos principais problemas para que o amianto seja definitivamente banido no Brasil. “A questão econômica toma um protagonismo que não deveria ter, e a gente entra nesse binômio de saúde contra interesse econômico”.

Duas empresas no estado de São Paulo ainda fabricam produtos da construção civil, como caixas d’agua e telhas, que utilizam amianto em suas composições. As empresas são de Leme e Hortolândia, cidades da região administrativa de Campinas, e se comprometeram, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, a não utilizarem mais o material a partir de 2017.

A fibra mineral do amianto tem uso proibido em mais de 60 países. A substância é considerada cancerígena pela Organização Mundial de Saúde. Dentre as doenças decorrentes do contato com o amianto estão desde as consideradas não- malignas, como a asbestose, placas pleurais e outras do aparelho respiratório, e também as malignas, como os cânceres de pulmão, do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro. “Além de tudo isso é uma questão de saúde pública. As empresas continuam utilizando, e a saúde pública deveria se debruçar sobre essa questão exigindo o registro das doenças relacionadas ao amianto e também investigando os casos de doenças”.

Para discutir o assunto, o MPT, e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho realizam nesta quinta e sexta-feira, em Campinas, um Congresso Internacional com uma abordagem sócio jurídica sobre o uso do amianto e suas consequências à saúde.

O congresso acontece no Hotel Royal Palm Plaza, e tem inscrições gratuitas que podem ser feitas no site www.brasilsemamianto.com.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.