Ouça ao vivo

Quase cinco meses depois, carros ainda ocupam faixas exclusivas

Perto de completar cinco meses de implantação, a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Benjamin Constant, no centro de Campinas, ainda tem carros dividindo espaço com os veículos do transporte coletivo. A restrição acontece na faixa da direita entre as avenidas Anchieta e Andrade Neves e ainda causa confusão e divide opiniões. De um lado, os motoristas dos automóveis. Do outro, os passageiros de ônibus.

Jane Santana teme se envolver em um acidente e relata a dificuldade ao entrar em um estacionamento à direita, na esquina da Benjamin com a rua Regente Feijó. Segundo ela, isso também acontece em algumas ruas. Apesar de reclamar da queda no movimento justamente por conta da alteração, o dono do estabelecimento, que não quis gravar entrevista, afirmou à reportagem que é comum ver carros na faixa exclusiva. Ele detalha que isso acontece principalmente fora dos horários de pico, quando o movimento dos ônibus é menor. E a situação é confirmada pelos usuários do transporte público. Alda do Nascimento reclama.

Iniciada no final de junho, a medida também foi adotada gradativamente em outras vias, como Abolição, Saudade, Campos Salles, Carolina Florence e Buarque de Macedo, onde essa situação é semelhante. Na época do anúncio, o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, esclareceu que as multas não seriam aplicadas nas primeiras semanas, quando somente orientações seriam feitas pelos agentes da Emdec.

Agora, afirma que a punição já passou a valer de modo permanente. Além da multa de 293 reais, a infração gravíssima resulta na perda de sete pontos na CNH. Ele ainda tira as dúvidas sobre as conversões. Barreiro ainda explica que as vias ainda estão em um período de avaliação de 180 dias. Nesse tempo, diz que o respeito à restrição aumentou, mas que radares serão implantados a partir de 2017.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.