Ouça ao vivo

Moradores da Ocupação Mandela fazem passeata em Campinas

Cerca de 500 manifestantes da Ocupação Nelson Mandela, em Campinas, fizeram uma passeata contra a possível reintegração de posse do local. O ato nesta quinta-feira bloqueou principalmente as avenidas Amoreiras e Anchieta e passou pela Cohab antes da chegada à Prefeitura da cidade. Eunice Borges é uma das líderes do movimento. Ela pede mais diálogo com o Poder Público, já que a intenção do grupo é regularizar a área.

O terreno no Jardim Capivari começou a ser ocupado em julho de 2016 após a chegada de 30 famílias. Atualmente, o número chega a 800. Segundo os moradores, uma proposta de compra do terreno foi negada, assim como dois pedidos de agravo do processo de reintegração. O advogado do movimento, Irineu Ramos, explica que recorreu a um pedido de reconsideração na Justiça. A ideia é negociar uma saída.

Durante o protesto, uma comissão de manifestantes entregou as reivindicações à Cohab. Depois, foi recebida na Secretaria de Habitação. O responsável pela Pasta Municipal, Samuel Rossilho, confirma o pedido de reintegração e diz que a Prefeitura vai prestar auxílio às famílias. Além disso, afirma que está disposto a atender demandas, promete projetos para este ano e atrela as dificuldades ao Governo Federal.

Além da Amoreiras e da Anchieta, o protesto afetou o trânsito nas avenidas Prefeito Faria Lima, João Jorge e também Moraes Salles. A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam os manifestantes. No trajeto, desvios por ruas alternativas foram feitos pela Emdec. Iniciada logo cedo no Jardim Capivari, a passeata foi encerrada no início da tarde, depois que uma comissão foi recebida no Paço Municipal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.