Ouça ao vivo

Multas para quem trafegar em corredores exclusivos de ônibus já são válidas em Campinas

As multas para quem trafegar nos corredores de ônibus de Campinas já podem ser aplicadas a partir desta semana.

Esses espaços são exclusivos para o transporte coletivo e para táxis. No meio do ano passado, a Emdec criou novas faixas, sendo que até o inicio desse ano, havia um período de adaptação.

Passados os 180 dias de teste, agora, o motorista que estiver com o carro, por exemplo, nesses locais, poderá ser autuado. É uma infração grave, R$ 195,23 e sete pontos na carteira.

César Ribeiro não é contra a multa, mas acha que os motoristas de ônibus também deveriam ser fiscalizados.

Já Ricardo Daniel fica com receio de levar multa, quando precisar virar o veículo em alguma via  e para isso acessar o corredor de ônibus.

O secretário de Transportes de Campinas, Calos Barreiro, afirma que haverá bom senso nesses casos. Nesse primeiro momento, o foco da fiscalização será nas Avenidas Benjamin Constant e Campos Salles, que têm corredores fixos exclusivos para ônibus.

Nos casos das vias Carolina Florence, Buarque de Macedo e Saudade e Abolição, as faixas são exclusivas para ônibus das 6 às 8 e das 16 às 19 horas. Elas ficam na faixa da direita e no período é proibido estacionar na faixa da esquerda.

A Emdec afirma que com a instalação dos corredores, houve mais fluidez no transporte público. A sensação dos usuários se divide.

Além da multa por trafegar em corredor de ônibus , o motorista pode ser autuado por excesso de velocidade, já que em alguns pontos, a velocidade nas faixas de ônibus é menor que o restante da via. Em todos os corredores exclusivos, não pode passar de 50 km/h. Esse limite é válido para os motoristas de ônibus e taxistas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.