Ouça ao vivo

Vítimas de chacina familiar são veladas no Cemitério da Saudade, em Campinas

Foto: Stephanie Haidar

Os 12 corpos das vítimas da chacina familiar cometida durante a virada do ano neste sábado são velados no Cemitério da Saudade, em Campinas. Entre as vítimas estão a ex-mulher e o filho de 8 anos do atirador, identificado como Sidnei Ramis de Araújo, que cometeu suicídio após os assassinatos. O velório de Araújo acontece em Jaguariúna.

O local estava cheio de amigos e parentes das vítimas logo no começo da tarde, quando os corpos começaram a chegar para o velório. Abalados, não quiseram gravar entrevista. As vítimas são veladas todas juntas, em uma única sala. Os sepultamentos estão agendados para às 9h desta segunda-feira, e segundo a administração do cemitério, serão feitos um de cada vez, a cada 15 minutos.

Segundo boletim de ocorrência, por volta das 0h o autor do crime pulou o muro da casa onde a ex-mulher, Isamara Filier, e o filho, João Victor, aguardavam a virada do ano com familiares. Ele disparou primeiro contra Isamara, em seguida matou outras 10 pessoas que estavam na residência, e por último a criança. Após o disparo contra o filho, Sidnei, que era técnico de laboratório, cometeu suicídio.

Em 2012, a ex-mulher acusou o homem de abusar sexualmente do filho do casal. Na ocasião, a Justiça considerou que as acusações “não eram cabalmente comprovadas”, mas estipulou regras de convívio restritas.

Cartas e áudios gravados foram deixados pelo técnico de laboratório, na tentativa de justificar o crime. O material contém declarações de que as acusações de que teria abusado da criança são mentira, diz ter sido vítima de uma injustiça e que não conseguia mais “suportar tudo isso”. Ao se referir à Isamara Filier, à mãe dela e outras mulheres da família, Sidnei usa a palavra “vadia”, e revela os planos de matá-las.

Na escola onde João Victor estudava, os funcionários estavam orientados de que somente a mãe e o perueiro tinham autorização para buscá-lo. A professora Tatiana Ferreira conta que o aluno era uma criança carinhosa e inteligente, mas se recusava a fazer atividades de dia dos pais.

Dentre os familiares, 11 morreram no local e outros dois a caminho do hospital. Três pessoas que foram atingidas pelos disparos estão sob cuidados médicos.

Todos as vítimas eram da mesma família:

– Isamara Filier
Ex-mulher de Sidnei. Tinha 41 anos e estava em processo de separação, de acordo com informações da Polícia Militar e de processos judiciais na Vara da Família. Estava disputando com Sidnei a guarda do filho de 8 anos, João Victor Filier de Araujo, na Justiça. Ela morreu no local.

– João Victor Filier de Araujo
Filho de Isamara e Sidnei. Tinha 8 anos e estava na festa de confraternização com a mãe e familiares. Foi o último a ser atingido antes do pai se suicidar, e morreu no local.

– Rafael Filier
Rafael tinha 33 anos e era irmão de Isamara. Ele foi atingido na festa e morreu no local.

– Liliane Ferreira Donato
Liliane tinha 44 anos, era casada e morreu no local.

– Alessandra Ferreira de Freitas
Alessandra era irmã de Liliane. Tinha 40 anos e morreu no local.

– Antonia Dalva Ferreira de Freitas
Antonia Dalva, de 62 anos, era mãe de Liliane e de Alessandra. Também foi atingida e morreu no local.

– Abadia das Graças Ferreira
Abadia, de 56 anos, era irmã de Antonia Dalva. Foi atingida e morreu no local.

– Ana Luzia Ferreira
Ana era irmã de Antônia Dalva e Abadia. Tinha 52 anos e morreu no local.

– Larissa Ferreira de Almeida
Larissa tinha 24 anos. Era filha de Ana. Foi atingida pelos disparos e morreu no local.

– Luzia Maia Ferreira
Luzia, de 85 anos, era mãe de Antonia Dalva, Abadia e Ana, e avó de Liliane, Alessandra e Larissa. Chegou a ser socorrida para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

– Paulo de Almeida
Paulo tinha 61 anos. Foi atingido no momento dos disparos e morreu no local.

– Carolina de Oliveira Batista
Carolina tinha 26 anos era solteira e morreu no local. O pai dela está entre os três feridos que estão hospitalizados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.