Ouça ao vivo

60% dos consumidores não fazem planejamento financeiro, aponta SPC Brasil

Seis em cada dez pessoas têm dificuldade de fazer o planejamento financeiro mensal. Sem o equilíbrio entre o que ganha e o que gasta, 33% acabam recorrendo a empréstimos. Os dados são do SPC Brasil.

A boa notícia, no entanto, é que talvez essa cultura de gastar sem muitas preocupações pode mudar já nas próximas gerações e com um esforço próprio, como reforça Márcio Marques que é educador financeiro, membro da Abefin, que é associação destes profissionais.

Márcio Marques dá dicas para quem quer começar a se planejar nas finanças.

O momento é propício para colocar em prática. Aliás, a crise já fez Alexandre Rodrigues e Francisca Germano da Silva se organizarem com as finanças.

A pesquisa do SPC Brasil ainda aponta que 43% dos entrevistados na maioria das vezes conseguem pagar todas as contas e até sobra algum valor, que é usado por 28% para gastos pessoais e por 21% para investimento.

35% pagam, mas não sobra nada. 11% não conseguem pagar tudo o que devem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.