Ouça ao vivo

Fim do Horário de Verão é motivo de comemoração para alguns e de tristeza para outros, em Campinas.

Nesse fim de semana, na passagem de sábado para domingo, termina o Horário de Verão. Uma data muito esperada pela moradora de Campinas Wanderci Zarro. Esse desconforto em relação ao horário de verão é comum a muitas pessoas, cujo organismo não consegue despertar ainda no escuro, na madrugada, como explica o Neurologista do Instituto do sono, Shigueo Yonekura.

Por causa das diferentes formas de adaptação, a divergência de opiniões sobre o horário de verão sempre provoca uma briga boa. Os microempresários Afrânio da Silva Ribeiro e Antônio Kato, por exemplo, tem opiniões contrárias.Do ponto de vista da redução do consumo, o Grupo CPFL Energia contabiliza no balanço desse ano 3,2% de economia de energia na área de abrangência da distribuidora, que atende 234 cidades do interior de Dão Paulo.

O gerente do centro de operações da CPFL Paulista, José Gerado Paiva, explica que essa energia economizada daria para abastecer uma cidade do porte de Campinas por 5 dias. Como o fim do horário de verão e o retorno de dias mais escuros com a aproximação do outono, o apelo da CPFL é para que as pessoas mantenham a economia, como evitar banhos longos e muito quentes, luzes acesas sem motivo e geladeiras com portas mal fechadas. Outra dica de economia a é a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de tecnologia LED.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.