Ouça ao vivo

Centrais sindicais criticam Reforma da Previdência durante encontro do DIEESE, em Campinas

Valéria Hein

Durante a 13ª Jornada Nacional de Debates, organizada pelo DIEESE, em Campinas, as Centrais Sindicais criticaram a PEC 287, proposta pelo Governo Temer, que trata da reforma da Previdência Social. O texto apresentado pelo governo, em dezembro do ano passado, fixa, entre outras regras, a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, com contribuição mínima de 25 anos.

E esse é o principal motivo de indignação dos líderes sindicais, como explica o supervisor técnico do DIEESE de São Paulo, Vitor Pagani. Para Pagani, a proposta de retirar servidores estaduais e municipais representa um recuo do governo para tentar facilitar a aprovação da PEC. Uma parte da liderança sindical defende emendas ao Projeto para tentar assegurar alguns dos direitos previstos na Legislação atual.

A Central Sindical, por exemplo, propõe idade mínima de 60 anos e 55, no caso das mulheres, sem alterar o período de contribuição, que se manteria em 15 anos. Já, a Intersindical considera a PEC 287 tão equivocada, que nem as emendas conseguiriam salvar a proposta. Para o coordenador nacional da Intersindical, Arley Medeiros, emendas só iriam suavizar o projeto, sem evitar a ameaça para a aposentadoria da classe trabalhadora. A Reunião foi realizada na Câmara Municipal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.