Ouça ao vivo

Consórcio PCJ propõe penalização para descumprimento de vazão do Sistema Cantareira

O Consórcio PCJ propõe que sejam definidas no texto sobre a outorga do Sistema Cantareira regras para garantir que o acordo de liberação de vazões sejam realmente cumpridas na região de Campinas. De acordo com o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, por várias ocasiões o combinado não foi cumprido e ninguém foi responsabilizado.

Com relação à vazão solicitada pela região, o PCJ mantém o pedido de 10 m3/s para as cidades de abrangência do Consórcio. Entre as novidades, está a solicitação para que se inclua em Atibaia um ponto de controle semelhante ao que já existe em Valinhos, próximo à captação de Campinas.

Lahóz explica que dessa forma a região contaria com dois pontos de controle, o que poderia garantir um melhor monitoramento para a Região Metropolitana. A data para a renovação da outorga do Sistema Cantareira é até 31 de maio. Prazo limite para que a ANA – Agência Nacional de Águas e o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo façam a publicação do texto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.