Pesquisadores mapeiam atuação do vírus da Zika e concluem que as máformações ocorrem em um período bem precoce

Pesquisadores do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), que integra o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas fizeram um mapeamento em laboratório que revela várias má-formações congênitas causadas pelo vírus da zika.

Segundo o pesquisador  do CNPEM, José Xavier Neto, essa foi a primeira vez que pesquisadores brasileiros conseguem reproduzir um modelo mais realista das má-formações. Foram usados camundongos saudáveis nos experimentos ao invés de animais imuno comprometidos como em outros trabalhos.

Segundo ele, uma das principais conclusões é que as má-formações nas gestantes ocorrem em um período bem precoce do que se acreditava.

O pesquisador comentou que o objetivo não era produzir um estudo que já fosse um modelo para se testar drogas, por exemplo. A ideia era mapear os períodos críticos e colocar tudo isso em sequência.

Ao fazer isso, constataram que antes da hidrocefalia, que precede a microcefalia,  há um processo de falha na fusão do tubo neural ( que é uma estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal). E é justamente essa falha que deve estar levando à microcefalia, segundo o pesquisador.

Na pesquisa realizada os camundongos receberam a mesma quantidade de vírus que o Aedes aegypti pode transmitir ao picar o homem.

Ao pesquisar o caminho do vírus da zika no organismo, os pesquisadores perceberam que ele chega aos órgãos da fêmea, inclusive à placenta. Acaba a rompendo e chegando ao embrião, o que causa a má-formação, em especial a falha no fechamento do tubo neural.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Obras interditam ruas no Cambuí neste fim de semana

Limeira tem plantão de vacinação neste fim de semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Campinas vai receber neste sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o evento cívico-cultural Coluna da Vitória 2025. A programação começa às 10h com o desfile de cerca de 40 veículos militares antigos pelas principais avenidas da cidade, em homenagem aos 80 anos do retorno dos pracinhas campineiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.