Ouça ao vivo

Famílias são retiradas da Ocupação Nelson Mandela, em Campinas

Foto: Danilo Braga

Cerca de 400 homens da Polícia Militar cumpriram nessa terça-feira a ordem da Justiça para a reintegração de posse da Ocupação Nelson Mandela, no Jd. Capivari, em Campinas, ocupada em julho do ano passado. Houve resistência dos moradores contra as equipes do 47º. Batalhão e do Baep e um policial foi ferido levemente por um artefato explosivo lançado por um dos manifestantes.

Foram montadas barricadas, com pneus, tapumes e painéis de madeira para bloquear a entrada da Polícia. A tropa de choque e a cavalaria da Polícia Militar chegaram a se posicionar em direção à barricadas, mas não houve confronto. O Coronel da Polícia Militar, Marci Elber, explica que um acordo evitou a necessidade de uma ação mais severa.

O Coronel Marci informou que foram usadas bombas de efeito moral para dispersar a ação dos manifestantes por causa da reação dos manifestantes no início da operação, mas sem causar ferimentos entre as famílias que ocupavam a área. Nesse período de oito meses em que ficaram na área que estava inutilizada há cerca de 40 anos, uma proposta de compra do terreno particular foi negada, assim como dois pedidos de agravo do processo.

Algumas famílias que viviam na área afirmam terem sido enganados pelos líderes da ocupação, que lhes deram esperança de conquistarem uma casa própria. A ação causou revolta entre as famílias que viviam na área, que afirmam não terem para onde ir. A reintegração foi solicitada por uma empresa de cerâmica, proprietária da área, e determinada pela 1ª Vara do Foro Regional de Vila Mimosa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.