Ouça ao vivo

Processo para obtenção de dupla cidadania foi simplificado na RMC

Está mais fácil para quem mora na Região Metropolitana de Campinas obter dupla cidadania. O 4º Tabelião de Notas de Campinas e o Registro Civil das Pessoas Naturais de Indaiatuba passaram a realizar o procedimento denominado Apostilamento de Haia, que confere autenticidade a documentos como certidões de nascimento, óbito e casamento, que são necessários para se obter dupla cidadania, como explica o 4º Tabelião de Notas de Campinas, Wilson José Ruza. O processo é todo digitalizado e armazenado, podendo ser acessado no país em que a pessoa conseguiu a cidadania.

Wilson José explica que o apostilamento é válido para os 112 países que fazem parte da Convenção de Haia. Entre eles, Brasil, EUA, Portugal, Itália, Alemanha, Austrália, México, Rússia, Suíça e pode ser utilizado para qualquer documento que se destine a ter validade no exterior. Os próximos passos para a obtenção da cidadania vão depender da Legislação de cada país e podem ser consultados pela internet,  nos sites de cada consulado.

O Vice-Presidente da Casa de Portugal, Pedro Peixoto, explica que no caso de Portugal, os documentos apostilados devem ser enviados ao consulado em São Paulo no caso de filhos ou diretamente para Lisboa, no caso de netos de portugueses. Pedro Peixoto informa que após a aprovação o envio dos documentos apostilados, raramente um pedido é negado. No caso de Portugal, só filhos e netos de portugueses podem obter dupla cidadania.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.