Ouça ao vivo

Moradores da ocupação Mandela afirmam que invadiram nova área porque não receberam ajuda

Os moradores da Ocupação Mandela invadiram uma nova área no Bairro Núcleo Residencial Nossa Senhora Aparecida, em Campinas, e afirmaram que se transferiram para o local porque não tiveram nenhuma ajuda do poder público. O grupo ocupou um terreno no bairro Jardim Capivari, onde cerca de 600 famílias se instalaram e depois foram retiradas pela Polícia Militar, que cumpriu a uma ordem de reintegração de posse expedida pela justiça. Na ocasião, os moradores disseram que pediram auxílio a prefeitura, mas que não foram atendidos.

Após a reintegração, parte deles foi abrigada na ocupação Vila Soma, em Sumaré e também na invasão Joana D’Arc, em Campinas. Desde a última quinta-feira, cerca de 250 pessoas estão no terreno do Núcleo Residencial Nossa Senhora Aparecida, construindo diversos barracos de lona. Eles já realizaram também as ligações de água e luz. De acordo com um dos líderes da ocupação, Régis Nascimento, não houve nenhum tipo de auxílio por parte do poder público e as pessoas ficaram sem ter para onde ir.

Priscila Nicolau disse que a prefeitura de Campinas apresentou uma proposta, mas que a solução viria em longo prazo. Segundo ela, grande parte das pessoas que estavam no Jardim Capivari não tinha para onde ir e por causa disso, foi inevitável uma nova ocupação. Maria d’Ajuda mora com o marido e duas filhas na ocupação e falou das dificuldades que passou depois do cumprimento da ordem de reintegração de posse do terreno do Jardim Capivari.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas informou através de nota que a área no Núcleo Residencial Nossa Senhora Aparecida é particular. A Cohab esteve no local no sábado e notificou os ocupantes e também o proprietário da área, para que tome providências.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.