Ouça ao vivo

Região terá o maior crescimento populacional do Estado até 2050

A Região Administrativa de Campinas é a que apresenta maior crescimento populacional dentro do Estado de São Paulo e vai seguir assim até 2050. Segundo pesquisa da Fundação Seade, em 40 anos a densidade demográfica em Campinas e nas cidades próximas deve aumentar 23%. Com isso, a população na área deve saltar de 2,8 milhões, registrados em 2010, para quase 3,5 milhões de habitantes em 40 anos.

De acordo com o levantamento, 7,4% dos moradores do Estado devem se concentrar na Região Administrativa de Campinas. O levantamento é feito por décadas. Até 2010, a concentração populacional era de 6,8%. Apenas a Região Metropolitana de São Paulo deve ser mais populosa, abrigando quase metade dos habitantes do Estado. Mas o crescimento da população em regiões metropolitanas traz problemas para os habitantes e no funcionamento das cidades. O economista Fabrício Pessato cita o trânsito como um exemplo.

Apesar do crescimento e da concentração da população, o economista Fabrício Pessato acredita que as cidades não têm se preparado para receber mais pessoas.

A média de idade dos moradores de Campinas e cidades que compõem a Região Administrativa era de 33 anos em 2010, segundo o Seade. A Fundação estima que em 2050 essa média vá subir para 45 anos por habitante. Esse envelhecimento da população também pode ter impacto na área da saúde, segundo o economista.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.