Ouça ao vivo

Em metade dos imóveis na planta comercializados no início do ano, compradores romperam contratos

Os reflexos da crise econômica neste início de ano estão ainda mais intensos que em 2016, pelo menos no setor imobiliário. Nos dois primeiros meses de 2017, a cada 100 imóveis na planta comercializados no Brasil, 53 foram devolvidos pelos compradores.

No ano passado, o índice de distratos ficou em 42%, já que das 103.200 unidades negociadas no país, 44.200 tiveram os contratos rompidos. Os dados são da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

O Advogado especialista em direito imobiliário, Thomás de Figueiredo Ferreira, traça a mudança de perfil nos últimos anos, diante da situação econômica nacional.

Ainda para este ano, o advogado não vê melhoras na economia e consequentemente neste cenário.

A pesquisa da Associação aponta o maior impacto em imóveis de médio e alto padrão. Na contramão estão as unidades fora desse perfil, as do “Minha Casa, Minha Vida”, que vem com uma segurança para os responsáveis pelos empreendimentos do programa do Governo Federal. A HM Engenharia atua nesse setor de baixa renda e o presidente, Henrique Bianco detalha o cenário.

Muitas construtoras acabam impondo multas e retenções abusivas no caso do comprador manifestar interesse pelo distrato, levando a situação à justiça. De qualquer forma, é importante ressaltar que o rompimento do contrato do imóvel na planta pode ocorrer a qualquer momento, até a entrega das chaves.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.