Ouça ao vivo

Tecnologia desenvolvida pelo CPqD vai facilitar uso de smartphones para idosos

Divulgação

O CPqD está desenvolvendo um projeto para facilitar o uso de celular com tela sensível ao toque (touchscreen) por idosos e pessoas com baixo letramento. Claudinei Martins, Pesquisador do CPqD, que está coordenando o projeto, explica tratar-se de um assistente virtual inteligente, com capacidade de diálogo com o usuário, que utiliza técnicas de processamento de linguagem natural, com reconhecimento de voz.

Para isso, são empregadas tecnologias de computação cognitiva e de aprendizado de máquina desenvolvidas no próprio CPqD. O teste piloto envolve 11 voluntários que receberão os smartphones, de sistema operacional Android, para uso pessoal, durante o desenvolvimento do projeto, previsto para terminar no início de 2019.

Esse Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia,  denominado AVISA, é uma atualização tecnológica do CPqD Alcance, que já vem ajudando milhares de pessoas com deficiências visuais no país a utilizar esse aparelhos. A previsão é de quem em agosto já esteja disponível uma primeira versão para que idosos e pessoas de baixo letramento também possam a ter acesso a essa tecnologia.

O projeto AVISA conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP e será dividido em etapas, durante as quais novos recursos serão adicionados gradativamente ao aplicativo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.