Ouça ao vivo

HC da Unicamp inaugura nova ala modernizada de Unidade Coronariana

Valéria Hein

O Hospital de Clínicas da Unicamp passa a contar com uma nova área da Unidade Coronariana, que foi completamente modernizada. Possui 288 m2, foi reformado, climatizado e adequado para 10 leitos, sendo um de isolamento. O Superintendente do HC da Unicamp, João Batista de Miranda, explica que o investimento nas obras e materiais foi de cerca de R$ 850 mil e os equipamentos foram comprados com recursos de emendas parlamentares e de programas do Ministério da Saúde, destacando a importância do HC da Unicamp no atendimento de alta complexidade.

A unidade é destinada a pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em eletrofisiologia e cardiologia intervencionista (hemodinâmica), emergências cardiológicas, como infarto e pacientes com doenças cardíacas agudas ou descompensação aguda de cardiopatia crônica. A nova unidade não amplia o número de leitos. Vai começar a funcionar com seis leitos, que foram transferidos da antiga unidade, enquanto a superintendência aguarda o credenciamento dos outros quatro junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

No futuro poderá ocorrer essa ampliação de leitos, quando a antiga unidade coronariana for reformada e incorporada à UTI Geral. Entre os equipamentos de alta tecnologia, o Coordenador da UTI Coronariana, Otávio Rizzo Coelho, destaca os 10 novos monitores de alta precisão que oferecem, por exemplo, parâmetros complexos de eletrocardiograma, pressão invasiva e não invasiva, transmissão neuromuscular e cálculo da quantidade de medicamentos para infusão intravenosa. Segundo Otávio, os pacientes atendidos no local chegam através de encaminhamento. A central de monitorização, instalada no posto de enfermagem, é apresenta dados e visualiza simultaneamente até 16 leitos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.