Ouça ao vivo

O frio pede cardápios especiais e em Campinas as opções não faltam

O inverno começou no dia 22 de Junho e o frio chegou com tudo nos últimos dias. Em Campinas, as temperaturas não chegaram a ficar abaixo de zero, como no sul do país, mas a sensação térmica abaixo dos dez graus pede alimentos mais calóricos. A nutricionista do Restaurante Barbacoa de Campinas, Thayana Serqueira, explica que no inverno temos mais fome por causa da necessidade de manter a temperatura corporal. Ela conta que no inverno aumenta a procura por carnes típicas do inverno, como carré de cordeiro e carne de javali.

A produção de pratos para o inverno aumenta em 40%, de acordo com Elias Longato Aquim, da Cantina do Zuza. A feijoada realmente não pode faltar nessa época. Por isso, a gerente de Marketing e Eventos do Giovanetti, Karina Nascimento, cita um incremento dessa opção no inverno. O caldo de mocotó também é uma boa pedida para o inverno. Conhecido como energético natural, é a mania do momento entre os adeptos da boa forma, por ser rico em colágeno, vitaminas e proteínas.

E são nos botecos que podem ser encontrados os melhores. No Pipo’s Bar, do Mercado Municipal de Campinas, a proprietária, Mariana Ricci, acompanha de perto a produção de seu caldo de mocotó. Outra dica para esquentar a estação é caprichar no tempero, como explica Josiane Maria de Moura, que tem um Box no Mercadão. No inverno de Campinas são comuns ondas de frio rigoroso a cada 15 dias, com duração de três dias em média.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.