Ouça ao vivo

Para cicloativistas de Campinas, obras para o BRT começam sem respeitar Legislação

Valéria Hein

As novas pistas de rolamento da Avenida John Boyd Dunlop sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence, onde existe um afunilamento, começaram a ser construídas. O trecho vai receber quatro pistas, com oito faixas de rolamento. Quatro por sentido, com conclusão prevista para noventa dias. A construção das novas pistas está orçada em R$ 1,2 milhão, fruto de um TAC firmado entre a Administração municipal e o Parque das Bandeiras Shopping.

No entanto, para cicloativistas de Campinas, essas obras de adequação para o BRT de Campinas começam sem respeitar legislação sobre ciclovias. Irineu Ramos, membro do Conselho de Trânsito e cicloativista, explica que uma Lei complementar municipal de 2012 da macrozona 5 exige a construção da ciclovia no corredor de ônibus da Avenida John Boyd Dunlop. Segundo ele, apesar de estar no projeto original do BRT, ela foi retirada do projeto pela atual administração.

João Luís Ribeiro Guimarães faz diariamente o trajeto do Jardim Rossim, onde mora, até a PUC, onde trabalha, e já de envolveu em um acidente, segundo ele, causado pela falta da ciclovia. Para evitar se envolver em acidentes, o cicloativista Luiz Roberto do Prado Júnior, desvia diariamente em 3 km o seu trajeto como forma de fugir da John Boyd Dunlop.

A Emdec informou que apesar de não ser paralela ao Sistema BRT, será implantada uma ciclovia na região do Campo Grande, que chegará aos corredores, onde serão instalados bicicletários ou paraciclos nas estações de transferência. Portanto, estão previstas rotas cicláveis interligadas ao BRT, eventualmente paralelas aos corredores de ônibus, dependendo das características viárias em diferentes trechos.

A Ciclovia Campo Grande terá aproximadamente 5,2 km, passando pelo Terminal Campo Grande, Praça da Concórdia, Ginásio, Praça Benedito Baraúna Neto, Terminal Itajaí e Praça João Amazonas. A Emdec informou ainda que o Plano Cicloviário, em andamento, prevê mais de 180 km de vias para as bicicletas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.