Ouça ao vivo

Campinas e Valinhos fecham parceria na área de água e esgoto

Campinas e Valinhos fecharam uma parceria para melhora na qualidade de tratamento de água e esgoto. Através do protocolo assinado neste início de agosto, os dois municípios poderão trocar tecnologias, informações, além de planejar investimentos.

A primeira ação é na Estação Capuava, com obras para um tratamento mais eficiente da água de Valinhos, que é despejada no Ribeirão Pinheiros e chega ao Rio Atibaia que abastece Campinas.

Com trabalho integrado, os dois municípios serão beneficiados, como explica o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos. Valinhos ganha uma água melhor e Campinas economiza no tratamento.

Na área de abastecimento, Campinas conseguiu neste ano, com Ministério das Cidades, R$ 400 milhões para investimentos na parte água e esgoto, focando na universalização do tratamento até 2020. É dessa verba que sairá o montante para a ETE Capuava, em parceria com Valinhos. Ainda não há previsão de quanto ela irá custar, já que a fase é de estudos e por isso, os técnicos responsáveis também preferiram não dar uma previsão para o início das obras.

Além do Estação de Tratamento, o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos, Pedro Inácio Medeiros,  pretende aproveitar a experiência da Sanasa em outras aspectos do setor.

O Protocolo de Intenções tem vigência de 36 meses.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.